Trabalhos Científicos


TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

CRONOGRAMA GERAL:

 

  • Data limite para submissão de trabalhos: 21/03/25 31/03/25 *Prazo encerrado*
  • Divulgação do resultado das avaliações: 30/04/25 Novo prazo
  • Prazo limite para pagamento da inscrição: 20/05/25



 

I Informações Gerais:

• O prazo para submissão de trabalhos encerra em: 31/03/2025.

• Cada trabalho deverá conter um autor principal e no máximo 06 (seis) coautores (total de 07 autores).

• Cada autor poderá ser responsável por no máximo 5 (cinco)  trabalhos submetidos, aqueles que tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.

• A inscrição dos autores dos trabalhos no congresso não garante a aceitação dos trabalhos enviados para seleção.

• O autor responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito, participar do evento e apresentar o trabalho de forma presencial. Caso não seja possível sua participação por força maior, outro autor deverá ser indicado como responsável pela apresentação, este deverá estar com inscrição paga no evento.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído(a) na lista de autores.

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Trabalhos” a partir do dia 30/04/2025. ATENÇÃO: Novo prazo!

• O prazo limite para o pagamento da inscrição dos autores com trabalhos submetidos encerra-se dia 20/05/2025. Autores que não efetuarem o pagamento terão seus trabalhos aprovados cancelados.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que não exceda o limite de 05 (cinco) trabalhos submetidos por inscrição.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão confeccionados seguindo a ordem cadastrada de autores.

Todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos.

Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se termo de consentimento e/ou aprovação pelos respectivos Comitês de Ética. A Comissão Científica poderá solicitar documentos comprobatórios do registro da pesquisa clínica e/ou termo de consentimento de relatos de casos.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.

• A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• A Comissão Científica julgará os trabalhos e os classificará como: aprovado ou recusado. As respostas serão enviadas em tempo hábil após avaliação. O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso.


Caso tenha dúvidas, contate-nos pelo e-mail [email protected].

 

II - Instruções para preparação do resumo

O trabalho deve ser submetido em inglês, trabalhos submetidos em outros idiomas serão desconsiderados. 

Os trabalhos devem conter dados originais de pesquisa, as revisões narrativas não serão aceitas, assim como não serão aceitos trabalhos apenas com um protocolo ou projeto de pesquisa, sem resultados ainda disponíveis ou referindo que os resultados serão apresentados durante o evento.

Casos clínicos serão aceitos se apresentarem algum aspecto de originalidade, raridade e/ou de significância clínica.

Resumos incompletos, sem apresentação de resultados ou resumos de projetos não serão aceitos.

•  Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

 

Formas de apresentação:

- Apresentação Oral - Resumo

- Pôster - Resumo

- Pôster - Relato de Caso

 

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.

• Serão escolhidos, a critério da Comissão Científica, os melhores trabalhos para apresentação oral.

• A decisão final da Comissão Científica é considerada suprema, irrevogável e inapelável, e não será revista.


 

Instruções para preparação do resumo

  • Somente serão aceitos trabalhos enviados em INGLÊS
  • O trabalho deverá ser incluído em uma das seguintes áreas temáticas:
  1. Epidemiologia e saúde pública
  2. Comorbidades/ Doenças associadas
  3. Obesidade na infância e adolescência
  4. Área básica / fisiologia/ metabolismo
  5. Tratamento Clínico
  6. Tratamento Cirúrgico
  7. Nutrição/Nutrologia
  8. Atividade Física
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no título ou no corpo do texto.
  • O nome completo dos autores e instituições deverá constar em local separado da submissão do trabalho, de forma padronizada, na área correspondente do site.
  • O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, sendo limitado a 250 caracteres (incluindo espaços). Não utilizar nome de autores e datas no título. O texto do resumo deverá ser redigido em inglês e não deve exceder 2.500 caracteres com espaços.
  • O resumo deverá ser digitado em corpo único. Sugere-se ao autor a sequência: Introduction, Patients and methods, Results, Discussion, and Conclusion.
  • Os Relatos de Caso/Casos Clínicos deverão ser digitados em corpo único. Sugere-se ao autor a sequência: Introduction, Case Report, Discussion, and Conclusion.
  • Não deverão ser incluídas figuras, gráficos, tabelas e referências bibliográficas.
  • Deverão ser informadas até 3 palavras-chave.
  • Resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas exclusivamente nos dados apresentados.
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos dos fármacos, escritos em letras minúsculas.
  • Os autores dos temas livres, ao enviar o trabalho para o XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA, autorizam a ABESO a publicar o resumo com finalidade de divulgação em âmbito nacional, internacional e em quaisquer meios de comunicação, não cabendo qualquer direito autoral. 
  • A decisão sobre o aceite dos resumos será encaminhada ao endereço eletrônico do autor responsável pelo envio até .
  • Sub-análises de Ensaios Clínicos patrocinados pela Indústria Farmacêutica poderão ser submetidos para avaliação, desde que o autor/apresentador NÃO seja um funcionário da própria empresa patrocinadora do estudo. Serão aceitos como autores/apresentadores investigadores nacionais ou internacionais que tenham participado da elaboração e/ou condução do estudo.


Para submeter um trabalho:

  • Faça sua inscrição no congresso. Para enviar o resumo do trabalho científico, o autor apresentador, deverá efetivar o pagamento de sua inscrição.
  • Os trabalhos deverão ser submetidos somente através do sistema.

 

ENVIE SEU RESUMO

 

Quesitos de Avaliação

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

  • Clareza da hipótese e dos objetivos
  • Qualidade na apresentação de pacientes e métodos
  • Clareza dos resultados
  • Pertinência das conclusões
  • Originalidade



Instruções aos trabalhos aprovados 

APRESENTAÇÃO ORAL

O apresentador deverá preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de hora ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

 

O autor apresentador deverá elaborar a apresentação seguindo a estrutura do trabalho submetido. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

O uso do slide padrão do evento para elaborar a apresentação é opcional. Para realizar o download, clique aqui

Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

Informações sobre dia e horário da apresentação serão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio, através do menu de trabalhos, previamente estipulado no programa científico do congresso.
 

A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos.

A data e horário da apresentação é determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos e não é possível solicitar a alteração da data de participação.

 

MODALIDADE PÔSTER FÍSICO (NOVO FORMATO)

Medidas para confecção do pôster: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA. A fonte, tamanho da letra e design/estilo do pôster ficam a critério dos autores do trabalho. Sugerimos que o poster contenha a identificação do Serviço/Instituição de origem.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente 

A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.

Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, durante todo o período do evento.

Sugerimos levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não disponibilizaremos no local.

O número do painel estará disponível em sua área restrita no Menu “Trabalhos”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.

A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que avaliará o pôster e a apresentação dos melhores trabalhos, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação. Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.

Os demais posteres também serão visitados por avaliadores experientes em horários estabelecidos.

Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho. Na ausência do apresentador, o trabalho aprovado poderá ser apresentado por um dos autores.

Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.
 

Certificados

  • Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
  • Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
  • Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do trabalho não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale conosco” na área restrita do site do congresso.
  • Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Fale conosco” na área restrita do site do congresso.

Premiação

Serão selecionados trabalhos nas seguintes modalidades para premiação:

- Apresentação Oral Destaque
- Melhor Pôster

Os trabalhos selecionados  receberão certificado especial pela premiação.

Publicação​

Os resumos serão publicados em suplemento da revista Archives of Endocrinology and Metabolism e devem ter a redação em inglês.

Contato

Em caso de informações adicionais ou qualquer outra solicitação, entre em contato com a CCM Group, através do nosso WhatsApp: Clique Aqui.